segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O caminho, a Verdade e a Vida

Quando Ele, Cristo, diz ser "O Caminho, A Verdade e A Vida", deixa claro que a ascensão espiritual é um Caminho a ser percorrido, e não um processo instantâneo e automático.
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Se observarmos a seqüência da frase, veremos o quanto o processo é importante em sua cronologia. Para chegarmos à Verdade é necessário que o Caminho exemplificado pelo Cristo tenha sido percorrido. Esse é o Caminho que nos leva à conquista da evolução moral. E esta conquista se faz no exercício do "Amar a Deus e ao próximo" conforme nos esclareceu o Mestre ao alertar-nos sobre os mandamentos mais importantes a serem seguidos pelos crentes.
Amarás ao senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a sua alma, e de todas a suas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.
Lucas 10: 27
Se, devemos amar ao próximo tendo como parâmetro o amor-próprio (como a ti mesmo) podemos entender que a auto-estima é uma virtude. Virtude, essa, que reflete a satisfação de Ser ou existir. Reflete, também, a suave resignação diante do longo caminho a ser percorrido até a perfeição proposta pelo Cristo.

Sem dúvida, a auto-estima é uma emanação do amor Divino pela criatura na criatura. É, também, o grato reconhecimento do Dom da Vida como presente sublime que nos transportará aos níveis celestiais da Vida Eterna.

O Amor próprio, emanado da Divindade, é puro em sua essência, portanto, não pode ser maculado pelos desvios do orgulho, vaidade e egoísmo. O que ocorre é que essas imperfeições espirituais, e outras impedem a plena expressão do Amor-próprio Cristão. Assim, este, só resplandece quando o espírito se desfaz dos grumos pegajosos dessas fraquezas através de sua evolução moral e intelectual durante o trânsito em Seu caminhar rumo á Luz.

Esse amor emanado da Divindade, e exercido além dos limites do eu individual (amar ao próximo), é a energia que aglutina os filhos do Pai e transforma a coletividade espiritual em uma plêiade santificada de difusão da harmonia e progresso planejados pelo Criador.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
João 15:12
Entretanto, não é suficiente que amemos. É necessário que conheçamos a Verdade. Esse Caminho a ser percorrido, em Cristo, leva à Verdade que deve e será conhecida. E essa Verdade é que nos permite viver a Vida plena e eterna, ou seja, a Verdadeira Vida.

A Verdade Cristã envolve todos os mistérios da Vida física e da Vida espiritual. Temos, assim, que nos esforçar para adquirirmos conhecimentos que nos tornem cientes e produtivos em nossa comunidade física e espiritual.
Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso pai.
Mateus 5: 48
A perfeição será certamente conquistada por todos, já que Deus assim o quer. O intervalo de tempo necessário para tal empreendimento dependerá do uso que cada um faça do seu livre arbítrio.

Sabemos que neste mundo em que vivemos não existe sequer um ser perfeito, além do Cristo, e que nenhum habitante deste orbe, além Dele, detém a Verdade absoluta. A perfeição só é passível de ser alcançada através das inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas por Deus: As sucessivas reencarnações.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:7
Continuando em nossa análise da declaração do Cristo.A cronologia da frase prevê inicialmente o percurso do Caminho proposto por Cristo: Amar ao próximo. Depois o conhecimento da Verdade. Por que? Porque por mais extenso que seja o conhecimento Humano, este, sem Amor é inútil. Já nos ensinava Paulo.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse montes, e não tivesse amor, nada seria.
Paulo, I Coríntios13: 2

Essa gama extensa de conhecimentos que compõem a Verdade Universal nos é revelada conforme nosso esforço no trânsito pelo Caminho do Cristo. De posse desse conhecimento fundamental estaremos aptos para entender a Vida plena, e efetivamente desfrutarmos da Paz que o Amor sublime e consciente constrói.
Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
Paulo, I Timóteo 2:4
Esse é o Verdadeiro paraíso. É íntimo, consciente e transcendente, pois que influi em todos os que convivem entre si.

A comunhão Divina se dará para todos os filhos do Pai, em forma de uma longa e continua corrente de seres iluminados unidos uns aos outros pelo o amor fraternal. Essa é a conexão que arrebata os irmãos ainda perdidos nas trevas e os traz para a Verdadeira Vida, sob a égide do Mestre Maior: Jesus.

Sem comentários: