terça-feira, 11 de novembro de 2008

Habilidade para Suportar Pressões

Ter sucesso significa enfrentar

problemas cada vez maiores.

É fundamental ter segurança para agir

em momentos em que um erro

pode ser fatal.

Precisamos ser fortes para suportar

as adversidades da vida.

Lembro que durante a faculdade de Medicina

alguns dos melhores alunos, aqueles que tiravam nota 10

na maioria das provas,

ficavam apavorados na hora de cuidar de uma pessoa

muito doente que chegava ao pronto-socorro.

Uma coisa é ser competente com um livro nas mãos,

outra bem diferente é ter presença de espírito

na hora de agir sob pressão.

Muito semelhante a isso é quando um jogador se destaca

em um time do interior,

mas desaparece na hora de jogar em um time grande.

Ter sucesso significa enfrentar problemas cada vez maiores.

É fundamental ter segurança para agir em momentos

em que um erro pode ser fatal.

A vida às vezes se torna muito difícil.

Há momentos em que tudo o que a gente faz

parece não dar certo.

Mas mesmo assim precisamos suportar as pressões

e seguir em frente.

Os colegas de trabalho nos olham como se fôssemos

a última esperança para que os resultados aconteçam.

O chefe nos cobra, ameaçando nos demitir,

caso as metas não sejam atingidas.

E, ainda assim, temos de sair daquela reunião,

para fechar um negócio,

com a maior confiança do mundo.

No amor é a mesma coisa:

você está apaixonada pelo seu namorado,

mas sua futura sogra está fazendo a maior pressão

para vocês terminarem. Todos os dias você percebe

que ela está tentando convencê-lo a desistir desse namoro.

A ex-namorada vive ligando para ele,

tentando reatar o namoro.

E, ainda assim, você tem de manter a presença de espírito,

porque sabe que somente uma boa relação

mantém-se viva e forte.

O pior é quando tudo acontece ao mesmo tempo:

pressão no trabalho, no amor e, para complicar ainda mais,

uma doença grave na família.

O momento culminante dessa pressão acontece

quando as cobranças externas se somam

às nossas inseguranças.

Por exemplo: seu pai vive lhe cobrando

que passe naquele concurso público, mas,

se você não acreditar em si mesmo,

as coisas ficarão muito piores.

Na caminhada pela vida, muitos desafios vão aparecer.

Com eles, virão dúvidas, ansiedade,

medo e muita pressão.

É natural que seja assim.

Sua resposta a esses desafios deverá ser

a superação de tudo isso.

Coisas novas e importantes na nossa vida

sempre nos dão um frio na barriga.

Lembro-me até hoje do dia em que o obstetra do hospital

em que eu trabalhava pediu que eu fizesse uma cesariana.

Era um quadro de sofrimento fetal grave.

Eu tinha apenas alguns poucos minutos

para tirar a criança de dentro da barriga da mãe.

O obstetra de plantão

estava em outra cirurgia de emergência.

Somente eu podia atender àquela mãe.

Preparei-me para iniciar a cirurgia. Na minha cabeça,

ecoavam vozes repetindo um sem-número de frases

com conteúdo negativo:

—E se eu não souber o que fazer?

—E se tudo der errado?

—E se a criança tiver falta de oxigenação cerebral?

—E se a criança morrer?

—E se eu tiver um branco

e não lembrar as coisas que aprendi?

Somente tive tempo de rezar um pai-nosso e começar.

Felizmente, no momento em que fiz a primeira incisão,

as vozes pararam,

concentrei-me somente na cirurgia e graças a Deus

deu tudo certo.

Lógico que pensei em recusar o pedido do obstetra,

pois não era minha obrigação fazer a cirurgia

naquelas condições. Mas o desejo de cuidar da mãe

e da criança foi maior que a minha insegurança.

Nunca deixe o medo impedi-lo de realizar suas metas de vida.

Já pensou o que teria acontecido

com minha carreira se eu tivesse deixado o medo me vencer

em situações como essa?

Uma das melhores maneiras de enfrentar o medo

é ter o preparo adequado para o desafio.

Eu já tinha feito muitas cesarianas

sob a supervisão dos meus professores.

Lógico que nenhuma sob a pressão de ter de ser rápido

e preciso como naquela situação.

Mas saber o que fazer e ter praticado muitas vezes

aumenta a autoconfiança.

Os atletas sabem disso, por isso treinam tanto.

Sem dúvida, na hora da competição

podem sentir medo de falhar. Mas fica mais fácil

controlar o medo quando se tem a certeza

de ter treinado muito,

estudado o adversário e se preparado fisicamente.

Os cantores e atores experientes procuram

controlar a ansiedade da estréia de um novo espetáculo

com muito ensaio.

Na condição de estreante em um novo palco da vida,

quando enfrenta situações com as quais não está habituado,

você também está sujeito a dores de barriga

nas horas mais impróprias, justamente quando

soar o terceiro sinal e a cortina estiver prestes a subir.

Por que seria diferente com você? Especialmente agora,

que está pronto para encenar um espetáculo

que ainda não tem roteiro. Vai amarelar?

Prepare-se bem, concentre-se em seu objetivo,

mentalize o cenário,

sinta que tem muitas pessoas torcendo por você

e vá sempre em frente.

Se algum problema aparecer no meio do caminho,

confie em você e lembre-se de um ditado

que nos ensina a manter a fé:

“No final, tudo dá certo. Se não deu certo até agora,

é porque você ainda não chegou ao final”.

Sem comentários: