quinta-feira, 20 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 20/11/2008
Jesus chora com pena de
Jerusalém
Lc 19, 41-44


Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse:
- Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso. Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la.

Comentário do Evangelho
Jesus em Jerusalém

Após uma caminhada de cerca de cento e trinta quilômetros, vindo de Cafarnáum, na Galiléia, Jesus com seus discípulos estão chegando em Jerusalém. Nas suas proximidades Jesus é recebido com imensa alegria pelo povo. Vendo a cidade, Jesus chora sobre ela. Jerusalém foi uma cidade tomada do povo jebuseu pelo rei Davi, e passou a ser um núcleo de concentração de poder e opressão, militar e religiosa. A partir de uma teologia elaborada na corte de Davi e seus descendentes, Jerusalém foi exaltada como cidade sagrada. Porém, já os profetas do Primeiro Testamento denunciavam o abuso de poder e a corrupção aí reinantes. O próprio Jesus caracteriza Jerusalém como cidade que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados (Lc 13,34). Jesus consagrara um longo período do seu ministério libertador e vivificante na Galiléia e nas regiões gentílicas vizinhas. Agora decide fazê-lo no próprio centro de poder da Judéia, mesmo sabendo que estava condenado pelos dirigentes do judaísmo.
Diante de uma história de prática da violência e da opressão que caracterizam Jerusalém, Jesus prenuncia o próprio fim desta cidade.

Oração

Pai, dá-me o bom senso de acolher a salvação que me ofereces em teu Filho Jesus. Desta forma, não incorrerei em castigo semelhante ao que se abateu sobre a Cidade Santa.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)


Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: