sexta-feira, 14 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 14/11/2008
A vinda do Filho do Homem
Lc 17,26-37


Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem. Todos comiam e bebiam, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Depois veio o dilúvio e matou todos. A mesma coisa aconteceu no tempo de Ló. Todos comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e matou todos. Assim será o dia em que o Filho do Homem aparecer. Aí quem estiver em cima da sua casa, no terraço, desça, e fuja logo, e não perca tempo entrando na casa para pegar as suas coisas. E quem estiver no campo não volte para casa. Lembrem da mulher de Ló. A pessoa que procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira. Naquela noite duas pessoas estarão dormindo numa mesma cama. Eu afirmo a vocês que uma será levada, e a outra, deixada. Duas mulheres estarão moendo trigo juntas: uma será levada, e a outra, deixada. [Naquele dia, dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado.]
Então os discípulos perguntaram:
- Senhor, onde vai ser isso?
Ele respondeu:
- Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus.

Comentário do Evangelho
Linguagem apocalíptica


A partir da fala de Jesus sobre a vinda do Filho do Homem, Lucas antecipa alguns textos que integram o discurso escatológico de Jesus em Marcos e Mateus. São evocados dois castigos da tradição bíblica: o castigo do dilúvio e o da chuva de fogo e enxofre de Sodoma. O estilo é apocalíptico e dualista, com a separação final entre o bem e o mal. A segunda parte do bloco é inspirada na fuga da cidade por ocasião da tomada e destruição de Jerusalém, à qual o evangelho é posterior. A resposta à pergunta dos discípulos sobre onde acontecerá isto é enigmática. Talvez se refira aos mortos na destruição de Jerusalém pelos exércitos romanos.
Superadas as antigas expectativas escatológicas e apocalípticas de uma vinda futura de Jesus, temos, hoje, a consciência de sua presença entre nós, hoje, na luta pela justiça no mundo em que vivemos.

Oração

Pai, dá-me suficiente sensatez para não buscar segurança e salvação nos bens deste mundo, pois só as encontro junto de ti, na obediência fiel à tua vontade.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: