quinta-feira, 13 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 13/11/2008
A vinda do Reino
Lc 17,20-25


Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu:
- Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: "Vejam! Está aqui" ou "Está ali". Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.
Então ele disse aos discípulos:
- Chegará o tempo em que vocês vão querer ver um dos dias em que o Filho do Homem já tiver chegado, mas não verão. Alguns vão dizer a vocês: "Olhem aqui" ou "Olhem ali"; porém não saiam para procurá-lo. Porque, assim como o relâmpago brilha de uma ponta do céu até a outra, assim será no dia em que o Filho do Homem vier. Mas primeiro ele precisa sofrer e ser rejeitado pelo povo de hoje.

Comentário do Evangelho
O amor de Jesus é abrangente

Conforme a tradição de Israel, aguardava-se a chegada do reino de Deus, no qual entrariam todos os filhos de Abraão. Discutia-se se tal chegada se daria em breve ou demoraria, e eram esperados grandes sinais extraordinários que a anteciparia. Os fariseus vão a Jesus perguntar sobre isto. Jesus remove qualquer caráter ostensivo e extraordinário do reino. Na realidade "o reino de Deus está no meio de vós", isto é, está ao alcance de cada um, na vida comum do dia a dia. Em seguida, Jesus dirige-se aos discípulos. Estes participavam, também, destas expectativas tradicionais. A eles Jesus repete sua advertência, e identifica-se como o Filho do Homem, que é a expressão da sua simples condição humana. Contudo o Filho do Homem deve sofrer e ser rejeitado. Não se trata de um determinismo histórico, mas de um acontecimento esperado, pois os poderosos sempre reprimem e matam aqueles que promovem a liberdade e a vida. Porém o amor de Jesus é eterno e abrangente, "como um relâmpago que brilha de um lado do céu até o outro".

Oração

Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: