quarta-feira, 12 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 12/11/2008
Jesus cura dez leprosos
Lc 17, 11-19


Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galiléia. Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe e gritaram:
- Jesus, Mestre, tenha pena de nós!
Jesus os viu e disse:
- Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês.
Quando iam pelo caminho, eles foram curados. E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Jesus disse:
- Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?
E Jesus disse a ele:
- Levante-se e vá. Você está curado porque teve fé.

Comentário do Evangelho
A gratidão implica ações de graças

Lucas, várias vezes, realça em seu evangelho a pronta adesão dos samaritanos a Jesus.
Dez leprosos foram ao encontro de Jesus, permanecendo à distância, conforme a Lei exigia, e imploram-lhe por piedade. Todo leproso que fosse curado devia apresentar-se ao sacerdote, que era a testemunha oficial da cura. Agora, os sacerdotes seriam, também, testemunhas de que Jesus curara aqueles leprosos. Estando no caminho, uma vez curados, um deles, que era samaritano, entende que deve voltar a Jesus para lhe agradecer, o que era mais importante do que apresentar-se aos sacerdotes. Glorificando a Deus, prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Com a proclamação: "Levanta-te, tua fé te salvou", Jesus realça que a salvação acontece a partir da fé acompanhada de gratidão. A gratidão implica em ações de graças, pelas quais comunicamos e partilhamos com os outros, os bens recebidos por nós.

Oração

Pai, que o meu coração, repleto de fé, reconheça Jesus como a mediação de todas as graças e favores que recebo de ti.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)


Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: