segunda-feira, 3 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 03/11/2008
Humildade e hospitalidade
Lc 14,12-14

Depois Jesus disse ao homem que o havia convidado:
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem.

Comentário do Evangelho
A partilha com os pobres

Jesus, estando em uma refeição em casa de um chefe dos fariseus, no sábado, curara um homem que sofria de hidropisia. No diálogo que se segue, após dirigir-se aos convidados em geral, advertindo-os sobre a disputa dos primeiros lugares, Jesus dirige-se àquele que o convidara. Afirma que, ao oferecer uma refeição, não o faça a quem lhe possa retribuir, mas sim aos pobres, que não têm como retribuir, porém a retribuição virá na ressurreição. Esta afirmação, feita de um modo incisivo, não significa que se deva excluir as confraternizações familiares e entre amigos, mas que se deve sempre praticar, também, a partilha com os mais necessitados. Também, não significa que quando se atende aos mais necessitados isto seja feito por interesse na recompensa futura, mas sim porque desta maneira encontra-se já a felicidade e a alegria ao se entrar em comunhão com a vida, a vida plena, que é a própria vida divina. Há também nesta fala de Jesus, uma crítica às elites que se fecham em seus privilégios e marginalizam os empobrecidos, por elas explorados.
A partilha com os pobres é uma bem-aventurança (makaria), dentre as demais bem-aventuranças apresentadas nos evangelhos.

Oração

Pai, coloca no meu coração um amor desinteressado e gratuito, que saiba ser generoso sem esperar outra recompensa a não ser a que vem de ti.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: