sábado, 13 de setembro de 2008

MOMENTOS FELIZES

Os indivíduos, em geral, estão em busca da felicidade, e comumente a condicionam no "possuir" alguma coisa. Quando eu tiver um carro do ano... Depois que adquirir a casa própria... Se eu conseguir um emprego sólido... conquistando a pessoa amada... Quando isso e se aquilo... eu serei feliz, se esquecendo de observar as pequenas coisas à sua volta, que podem fazer toda a diferença. Se prendem no muito e não dão importância ao pouco, que na verdade é o que está muito mais presente em nossa vida, dando forma, construindo-a.

A vida, na verdade, constitui-se de momentos que vão se somando. Uns de felicidade e de tranqüilidade, outros de tristeza e de insegurança, e assim, encadeando uns momentos aos outros, constrói-se a história de cada um. As dificuldades surgem para que amadureçamos na procura da melhor solução, na lida com a situação. Cabe a cada um fazer com que os bons momentos prevaleçam, cultivando a paz e a alegria à sua volta e valorizando as coisas simples que estão em torno de si, que lhes pode proporcionar a paz e a alegria.

Nos dias de extremo calor, por exemplo, quanta satisfação pode haver em saborear um sorvete ao lado da família? Em sentar à sombra de uma árvore ao fim da tarde ao lado de amigos? Ao brincar na piscina junto de amigos e familiares? E sair para tomar um lanche quando chegar à noite? Ou simplesmente sentar no banco da praça para que as crianças fiquem ali a brincar? São muitos os pequenos prazeres que se tem no dia e que na maioria das vezes passam despercebidos.

Sabe-se que as dificuldades são inúmeras, que os problemas econômicos têm afetado quase que a totalidade das pessoas, que ainda existem as doenças, as divergências familiares e tanto outros dissabores, parecendo que tudo vai ruir e nada de bom restará. Entretanto, se observarmos mais detidamente, perceberemos que nem tudo são espinhos, que no meio da turbulência ainda poderão encontrar momentos felizes. Seja no carinho de um filho, no abraço apertado de seu companheiro, na força dos amigos e em tudo que Deus proporciona todos os dias a seus filhos: o novo dia que traz novas oportunidades, o funcionamento desta máquina maravilhosa que é o corpo humano e que permite estar em contato com o mundo que nos cerca e agir sobre ele, a inteligência que deve ser utilizada na superação dos problemas, na conquista do aperfeiçoamento pessoal e no progresso em geral; mundos maravilhosos para aqueles que persistem no bem, a própria imortalidade que abre todas as perspectivas para o futuro, e tudo mais o Pai Maior coloca à disposição de todos diariamente e que pode motivar grandes satisfações se reconhecidas e utilizadas adequadamente.

Aprendamos, pois, a enxergar as pequenas coisas, somando momentos de paz e tranqüilidade aos de alegria e bem-estar, não se apegando às picuinhas da vida, nem se importando com que não lhe faça bem. Vamos construir nossa felicidade a partir da superação dos problemas e dos momentos de grandes e pequenas alegrias, nunca nos esquecendo de sorrir.

Sem comentários: