terça-feira, 9 de setembro de 2008

MÃE

Mãe!... Donde virá a magia que esse nome encerra? Porque será que, somente ao pronunciá-lo, um sentimento augusto e santo de respeito nos invade o coração? Donde lhe vem o culto que se lhe presta, a homenagem que lhe rendem todos, mesmo aqueles cujos caracteres ainda se ressentem de graves senões? Porque será que a simples palavra - mãe, tão singela, tão humilde, que só três letras requer, tem o condão maravilhoso de fazer vibrar as cordas dos sentimentos, por mais embotados que estes estejam?

O que há nesse nome de extraordinário não está nas letras que o vestem: está no espírito que o vivifica. A letra é a sua forma exterior como a matéria é o disfarce que encobre a alma.

Mãe quer dizer abnegação, desvelo, carinho, renúncia, afeto, sacrifício - amor - numa palavra. São esses os seus predicados inalienáveis. Daí a origem de sua eloqüência, de sua fascinação, de seu prestígio, de sua força, de seu encanto.

Ser mãe não se resume no fenômeno fisiológico da maternidade. Ser mãe é possuir aquelas virtudes, e proceder em tudo consoante o influxo que das mesmas deriva.

A legitimidade do título vem, pois, do moral e não do físico, da alma e não do corpo. Há mulheres que geram filhos sem jamais se tornarem mães. Outras há que o são de nascimento.

E assim sói acontecer com tudo que paira no plano objetivo. A verdade não está na letra que afeta nossos sentidos: está invariavelmente no espírito que movimenta a forma, que anima a matéria, que vivifica a letra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Noite!!!

Ao pesquisar na internet, encontrei no seu blog o Texto na íntegra que estava pesquisando. Pegunto-lhe:

Quem é o AUTOR DO TEXTO postado hoje, 09/09/2008 em seu blog, tendo como tìtulo MÃE?

O nome do texto é Mãe?

Abaixo, parte do texto copiado de sua página virtual:


Mãe!!.... Donde virá a magia que esse nome encerra

Porque será que somente ao pronunciá-lo

Um sentimento augusto e santo me invade o coração?

Mãe quer dizer: carinho, renúncia, afeto, abnegação e amor em uma só palavra!



..................



Meu nome é Maria Luzia Seiffert, sou de Belém do Pará/Brasil e meu e-mail é: maluseiffert@gmail.com



Agradeço-lhe, antecipadamente, por suas respostas aos meus questionamentos.



Abraços



Maria Luzia Seiffert