terça-feira, 2 de setembro de 2008

LIVRE-ARBÍTRIO: LIBERDADE PARA AGIR

Dentre os fundamentos básicos da Doutrina Espírita, há um cuja importância faz dele um

fator determinante para o nosso progresso espiritual: o livre-arbítrio, que é a possibilidade que

todo indivíduo tem de determinar a própria conduta, isto é, de escolher entre o bem e o mal, entre

o certo e o errado.

A partir de nossa primeira encarnação como seres humanos, utilizamo-nos desta

possibilidade de escolha para determinar o caminho que desejamos seguir. Portanto, se

optamos pelo bem, nosso progresso será rápido, e se preferimos o mal, retardamos

nosso adiantamento, permanecendo estacionários.

E assim vamos construindo nosso caminho, hora decidindo pelo certo, hora decidindo pelo

errado, e aí, sofrendo as conseqüências deste erro e aprendendo com elas.

Em nosso cotidiano a todo momento é necessário se fazer escolhas: compro ou vendo?

Trabalho ou me divirto? Corto ou tinjo o cabelo? Troco de carro? Faço regime? Abro um

negócio? Vou ou fico? Rio ou choro?... São decisões importantes ou triviais que, no entanto,

resultam na forma que conduzimos nossa vida. Cabe, então, a cada um de nós a

responsabilidade pelos nossos atos, nossas escolhas, nossas decisões.

Entretanto, nos habituamos a responsabilizar o meio em que vivemos pelos nossos próprios atos.

Foram os outros ou a própria situação que me fizeram agir assim, dizemos, tentando nos

isentar de qualquer culpa. Esquecendo-nos que por mais que o meio possa influenciar, a decisão

final do que fazemos ou deixamos de fazer será sempre nossa, e a responsabilidade também.

Portanto, é de nossa competência utilizarmos o livre-arbítrio para crescermos como

pessoas, progredindo espiritualmente e fazermos nossa vida melhor. A valorizarmos, a

engrandecermos, a alegrarmos.

São escolhas minhas:

- Ao me levantar, estar bem-humorado, despertar o entusiasmo e a confiança daqueles com

quem convivo. Dizer um bom dia! Sonoro e verdadeiro, contagiando a todos com a alegria de

viver. Ou ficar de péssimo humor, distribuindo desaforos e palavras amargas, tornando

o ambiente pesado e desagradável, optando pela tristeza ao invés da alegria.

- Diante de uma situação irritante ou aborrecida, irritar-me e me aborrecer, ou simplesmente

decidir que manterei a calma e conduzirei de forma equilibrada a situação.

- Se é alguém a me dirigir palavras ofensivas, posso deixar que me atinjam profundamente,

revidar com palavras mais ásperas ainda, ou resolver que aquelas ofensas não me atingirão.

Analisar a pessoa que as profere e observar o quanto ela está mal, irritada, nervosa, e que

não quero isto para mim, mantendo-me em outro nível, controlada e bem.

- Ao deparar com uma situação aparentemente errada como: um almoço que deveria estar

pronto e não está; um filho que não tomou banho apesar da hora adiantada; um trabalho mal

feito; algo que deveria ter sido realizado e não foi; etc... , antes de cobrar, acusar, xingar,

brigar, procurar saber o que aconteceu, o porquê, a causa de não ter sucedido o que

deveria. Para depois, com tranqüilidade, resolver de forma justa e acertada o que fazer.

- Agir com ponderação e sensatez diante das dificuldades, certos de que para tudo há uma

solução. Ou se desesperar, complicando ainda mais com o desgoverno e o descontrole.

- Optar por, ao menos tentar, agir sempre corretamente, pelo certo ao invés do errado, a favor

do bem e contra o mal. Ou não se importar com ética, honestidade, moralidade, humilhando,

traindo, enganando. Se afundando em escolhas que mais cedo ou mais tarde trarão graves

conseqüências.

Além destas, são muitas as escolhas que devemos fazer em nosso dia-a-dia cujas

conseqüências resultam numa vida mais tranqüila, equilibrada e saudável. Ou num verdadeiro

inferno, com implicâncias, intolerância, impaciência e mau humor.

A justificativa "eu sou assim e pronto" é argumento dos fracos e acomodados. Temos nossas

vidas em nossas mãos e mudá-la, transformá-la, melhorá-la é questão de vontade e

perseverança.

E se temos alguma dúvida quanto à forma correta de agir, lembremo-nos das palavras do

Mestre Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", e busquemos em seus ensinamentos a

forma com que devemos nos conduzir.

Sem comentários: