sexta-feira, 26 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 26/09/2008
A afirmação de Pedro
Lc 9, 18-22


Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Pedro respondeu:
- O Messias que Deus enviou.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.

Comentário do Evangelho
Jesus é o Messias

O evangelista Marcos, seguindo uma ordem geográfica e cronológica, coloca este episódio sobre a identidade de Jesus no fim de seu ministério na Galiléia e nas regiões gentílicas vizinhas. Lucas, despreocupado com esta ordem, associa o episódio a um momento de oração de Jesus. Jesus pergunta, diretamente: "E vós, quem dizeis que eu sou?". Pedro toma a iniciativa em dar a resposta identificada com a ideologia do sistema religioso das sinagogas e do Templo: Jesus é o messias ("cristo") davídico, escolhido por Deus, para restaurar o reino de Israel, elevando-o acima de todas as demais nações, como um novo Davi, conforme as tradições das escrituras. Em decorrência segue-se a severa repreensão Jesus. Os discípulos não devem se atrelar à antiga ideologia messiânica de poder, opressora e conservadora, da sinagoga. Desfazendo o equívoco, Jesus apresenta-se como o "Filho do Homem". É o simplesmente "humano", convivendo no dia a dia comum entre as multidões e comunicando-lhes seu amor divino e eterno, que permanece para sempre, além da morte.

Oração

Pai, só tu podes revelar-me a identidade de teu Filho Jesus. Que eu a conheça de forma verdadeira para poder conformar com ela a minha vida.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

-Setembro-
Mês da Bíblia


Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: