terça-feira, 23 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 23/09/2008
A mãe e os irmãos de Jesus
Lc 8, 19-21


A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava, mas, por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele. Então alguém disse a Jesus:
- A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Mas Jesus disse a todos:
- Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam.

Comentário do Evangelho
A família de Jesus

Esta fala de Jesus tem um conteúdo equivalente a vários outros apelos ao desprendimento geral das riquezas, de bens, e da própria família. Assim ocorre na narrativa do homem (jovem) rico que esquivou-se do seguimento de Jesus (cf. 26 maio), na narrativa de choques de opções na família (cf. 23 out), e na opção prioritária por Jesus (cf. 5 nov.).
A união com Jesus não se dá por vínculos de sangue ou raça, mas pela união ao amor misericordioso do Pai que vem libertar e trazer vida a todos os homens e mulheres. Freqüentemente as famílias se fecham em torno de tradições e de interesses particulares, até excludentes. Jesus amplia um conceito tradicional e hermético de família para um conceito aberto e solidário, com uma dimensão universal. Na medida em que a família se comprometa com o fazer a vontade do Pai ela se abre para a partilha, a solidariedade e a acolhida aos mais excluídos e empobrecidos, sem preconceitos e com amor.
A novidade de Jesus vem abalar valores e padrões culturais estabelecidos nas sociedades por uma tradição moldada sob a influência dos mais poderosos, de acordo com seus interesses. Compreender esta novidade supõe um processo de amadurecimento. A mãe e a família de Jesus também passaram por este processo. Assim também ocorre com as comunidades de discípulos de Jesus ao longo do tempo.

Oração

Pai, que minha condição de membro da grande família do Reino se expresse no meu modo de proceder. Pela disposição a amar, quero dar provas de ser teu filho.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

-Setembro-
Mês Da Bíblia

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: