quarta-feira, 17 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 17/09/2008
Tocamos flauta e entoamos cantos
Lc 7,31-35

E Jesus terminou, dizendo:
- Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas? Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro:

"Nós tocamos músicas de casamento,
mas vocês não dançaram!
Cantamos músicas de sepultamento,
mas vocês não choraram!"

João Batista jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: "Ele está dominado por um demônio." O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama." Mas aqueles que aceitam a sabedoria de Deus mostram que ela é verdadeira.

Comentário do Evangelho
João Batista

Diante das multidões, depois de exaltar João Batista (Lc 7,24-28), Jesus apresenta uma parábola dirigida aos chefes religiosos do judaísmo ("esta geração"). Na parábola, um grupo de crianças tenta se comunicar com outro grupo, com brincadeiras de alegria ou de tristeza, porém o outro grupo o rejeita. Jesus explica: João Batista faz o seu anúncio da conversão de maneira austera, como um asceta, porém é chamado de louco ("tem um demônio"). O próprio Jesus, por sua vez, no seu anúncio do Reino, apresenta-se simples e comum no meio do povo, dos pecadores e publicanos, e é chamado de comilão e beberrão. Na realidade os chefes religiosos tentam desacreditar João Batista e Jesus, difamando-os porque temem suas mensagens que vêm ameaçar o seu poder fundado na opressão e na injustiça, acobertado por uma imagem distorcida de Deus. Porém, os pobres, pecadores e excluídos, que não são escravos da riqueza e do poder, acolhem João Batista e Jesus. Ao longo da história, os discípulos, nas comunidades, fieis e comprometidos com o Reino, continuam a reconhecer a sabedoria de Deus, pela maravilha de suas obras, na Encarnação redentora.

Oração

Pai, purifica-me de toda forma de orgulho que me leva a desprezar meu semelhante e a julgar-me superior a ele. Como Jesus, desejo estar próximo de quem se afastou de ti.
Fonte: www.paulinas.org.br

A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)


Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: