terça-feira, 16 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 16/09/2008
Jesus ressuscita o filho de
uma viúva
Lc 7, 11-17

Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:
- Não chore.
Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse:
- Moço, eu ordeno a você: levante-se!
O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo:
- Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!
Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas.

Comentário do Evangelho
A viúva de Nain

Naim, para onde Jesus se dirige, provavelmente é a atual vila de Nein, perto de Nazaré. A menção à "porta" da cidade indica que ela seria cercada por muralhas. Jesus vai acompanhado pelos discípulos e uma grande multidão. Ao chegarem à porta da cidade, encontram uma outra grande multidão que sai, acompanhando uma viúva, carregando seu filho morto para o enterro. Simbolicamente, há um encontro entre a vida, presente em Jesus e a multidão que chega à cidade, e a morte, no enterro com a multidão que sai da cidade. Jesus, comovido, faz "levantar-se" o jovem. Nos detalhes, Lucas associa Jesus ao profeta Elias que, em cena bem semelhante, ressuscitara o filha de uma viúva em Sarepta. Contudo, com o dom da vida eterna, Jesus supera o taumaturgo Elias. Jesus veio para "levantar" a todos, libertando da submissão aos poderosos deste mundo, e inserindo-nos no Reino da solidariedade fraterna e vivificante.

Oração

Pai, torna-me sensível ao sofrimento e à dor de cada pessoa que encontro no meu caminho. Que a minha compaixão se demonstre com gestos concretos.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

-Setembro-
Mês Da Bíblia

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: