terça-feira, 9 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 09/09/2008
Jesus escolhe os doze apóstolos
Lc 6, 12-19

Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.

Comentário do Evangelho
É hora de anunciar

Lucas deixa transparecer seus dons literários nos textos de seu evangelho. Ele comunica o seu conteúdo teológico através de uma simbologia harmoniosa: a montanha e o lugar plano, a noite e o amanhecer, ouvir, tocar e ser curado. A montanha é o lugar privilegiado para o encontro com Deus na oração. Nas trevas da noite a oração abre o amanhecer. É um momento de decisão importante. São escolhidos aqueles que partilharão o ministério com Jesus. É uma tradicional lista de doze. É necessário descer ao lugar plano, lugar de encontro com as multidões, lugar da missão universal, aberta a judeus e gentios. É a hora de anunciar, ensinar para todos ouvirem o anúncio libertador. É a hora de libertar das doenças e dos espíritos impuros que oprimem as multidões. É preciso estar junto, acolher, comunicar-se pelo toque, pelo carinho, pelo afeto.

Oração

Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.




A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
Lucas 21:3

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai
o Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: