terça-feira, 2 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 02/09/2008
Um homem dominado por
um demônio
Lc 4, 31-37

Então Jesus foi para Cafarnaum, uma cidade da região da Galiléia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. Eles estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus falava com autoridade. Havia um homem na sinagoga que estava dominado por um demônio. O homem gritou:
- Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao demônio:
- Cale a boca e saia deste homem!
Em frente de todos, o demônio atirou o homem no chão e saiu dele sem lhe causar nenhum ferimento. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora.
E as notícias a respeito de Jesus se espalharam por toda aquela região.

Comentário do Evangelho
A autoridade de Jesus

Esta narrativa de Lucas está também presente no evangelho de Marcos. Contudo Lucas a coloca antes do chamado dos primeiros discípulos, enquanto Marcos a coloca logo em seguida a este chamado. Na narrativa, a ação do exorcismo está envolvida no contexto mais abrangente do ensinamento de Jesus. A palavra de Jesus tem tal eficácia que é interpretada como uma "ordem". A "autoridade" atribuída a Jesus significa o reconhecimento de sua autenticidade, coerência e compromisso com a verdade e com a vida.
O espírito impuro, que possuía um homem, se apresenta como plural: "Que queres de nós...?". É a expressão dos chefes religiosos das sinagogas, com matriz no Templo de Jerusalém, que com sua doutrina subjugavam o povo humilde e submisso.
Jesus nos comunica a palavra que opera através de uma prática libertadora de toda forma de opressão, pela qual se remove a injustiça e se constrói a solidariedade dos povos, no resgate da vida no mundo e na construção da paz.

Oração

Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.





A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



[]
Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: