quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cada um tem o seu próprio tamanho

Uma das causas mais freqüentes da infelicidade no homem é a inveja.

Uma vez um simples quebrador de pedras estava insatisfeito consigo mesmo e com sua posição na vida. Um dia ele passou em frente a uma rica casa de um comerciante. Pensou com inveja:

"Quão rico e poderoso deve ser este homem!".

Para sua grande surpresa ele repentinamente tornou-se rico e poderoso, embora fosse invejado e detestado por todos aqueles menos poderosos e ricos do que ele.

Um dia olhou para o sol e pensou:

"Quão poderoso é o Sol!". "Gostaria de ser o Sol!".

Então ele tornou-se o Sol, lançando seus raios para a terra sobre tudo e sobre todos.

Mais uma vez invejou o vento:

"Quão poderoso é o Vento!" ele pensou. "Gostaria de ser o vento!"

Então ele tornou-se um furacão, soprando as telhas dos telhados das casas.

Mas em determinado momento ele encontrou algo que ele não foi capaz de mover nem um milímetro, não importasse o quanto ele soprasse em sua volta, lançando-lhe rajadas de ar. Ele viu que o objeto era uma grande e alta rocha.

"Quão poderosa é a rocha!" ele pensou. "Gostaria de ser uma rocha!"

Então ele tornou-se a rocha. Mais poderoso do que qualquer outra coisa na terra, eterno e irremovível. Mas enquanto ele estava lá, orgulhoso pela sua força, ele ouviu o som de um martelo batendo sobre uma dura superfície, e sentiu a si mesmo sendo despedaçado. O que poderia ser mais poderoso do que uma rocha?!?" pensou surpreso. Então ele olhou para baixo e viu a figura de um humilde quebrador de pedras.


Moral da história:

Não se resolve a inveja, o ressentimento, torcendo pela queda do outro. Negar as próprias limitações não dá vida a ninguém. Cada um tem o seu próprio tamanho e nem por isso é mais ou menos importante.

Sem comentários: