sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Três homens

rês homens, sendo um ingrato, um conformado e um generoso, foram visitados, no mesmo instante e local, por um Gênio saído da Lâmpada.
Diante do inusitado, um deles falou:
- Gênio, que nos trazes?
- Rosas ! - disse o Gênio.
E abrindo seu manto mágico, dele retirou três lindos buquês de rosas, que ofereceu aos visitados, entregando um para cada. Antes de partir, olhou-os fixamente e, percebendo algum desapontamento por conta da simplicidade de sua oferta, justificou-se:
- Rosas ... porque elas são jóias de Deus: deixam a vida mais rica e bela!

Os homens se entreolharam surpresos e, após se despedirem, cada um seguiu seu destino, dando finalidade diferente ao presente recebido.

O ingrato, maldizendo sua falta de sorte por haver encontrado um Gênio e dele recebido apenas flores, jogou-as num rio próximo.

O conformado, embora entristecido pela singeleza do presente, levou-as para casa, depositando-as num jarro.

O generoso, feliz pela oportunidade que tinha em mãos, decidiu repartir seu presente com os outros.
Foi visto pela cidade distribuindo rosas, de porta em porta, com um detalhe: quanto mais rosas ofertava, mais seu buquê crescia em tamanho, beleza e perfume.
Ao final, retornou para casa com uma carruagem repleta de rosas.
No dia seguinte, no mesmo local e instante, os três homens se reencontraram e, de súbito, ressurgiu o Gênio da véspera.
- Gênio, que desejas? - disse um deles.
- Que as vossas rosas se transformem em jóias ! - disse o Gênio.

Desta forma, o homem generoso encontrou em casa uma carruagem repleta de jóias, extraordinariamente belas, tornando-se ricocomerciante.

O homem conformado, retornando imediatamente para seu lar, encontrou, pendurado sobre o jarro onde depositara as rosas, um lindo e valioso colar de pérolas. Resignou-se em ofertá-lo para sua esposa.

O homem ingrato, dirigiu-se ao lugar onde jogara o buquê de rosas, viu, refletindo sobre as águas, um brilho intenso, próprio de jóias valiosas, que sumiu de seus olhos quando se atirou ao rio no propósito de alcançá-las.

Os talentos que você possui, quando bem utilizados, são verdadeiras pérolas que Deus lhe confiou. Fazê-las multiplicar e crescer, gerando benefícios, depende unicamente de você.

O sucesso não vem de graça, como, aliás, nada nesta vida. Até para nascer há o esforço da saída. No entanto, os recursos que conduzem ao êxito foram deixados pelo Criador ao longo do caminho, que se chama vida, e acessíveis a todos.

Se na vida moderna precisamos correr para ficarmos no mesmo lugar, tal o progresso das coisas, imagine ficar parado aguardando as coisas acontecerem. Os que assim se posicionam, perdem oportunidades preciosas de crescimento.

Não basta conhecer alguma coisa.
É mister ter a sabedoria de empregar o conhecimento adquirido.
A sabedoria advém das tentativas de se implementar aquilo que se conhece.

Todas as pessoas bem sucedidas tiveram um ponto de partida em comum: desejaram crescer.

Quem não tem a sabedoria de desejar o crescimento, mesmo quando nascido em berço de ouro, acaba por arruinar o que herdou, reduzindo-se a manter aquilo que sua condição mental e espiritual é capaz de conceber.

Ser honesto, fazer o certo, são meios eficazes de se ter um amigo sempre perto. A amizade, autêntica e sem condicionantes, é o amor ao próximo sublimado.
[]

Sem comentários: