sábado, 16 de agosto de 2008

São João Bosco

A Educação Salesiana tem a origem no grande educador São João Bosco. João Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Becchi, próximo da cidade de Turim (norte da Itália).
De família rural e pobre, João perde o pai aos dois anos de idade. Sai mãe Margarida, então, o cria com muita sabedoria, repassando valores como amor sereno exigente, criador. Trabalhando na terra e vendo Deus na beleza do céu, na abundância das colheitas ou no temporal ameaçador, João aprende também a ver Deus no rosto dos outros, principalmente dos empobrecidos que batiam à sua porta em busca de alimentos ou de roupas.
Aos 9 anos, João tem um sonho que marcará toda a sua vida. Estava vendo um grupo de meninos adolescentes que conversavam e diziam palavrões. Ao escuta-lo, João tenta Pará-los dando socos e pontapés. Então aparece um homem com rosto brilhante e diz: “João! Não com pancadas, mas com bondade que serás amigo deles”. Confuso, diz que é pobre, não tem recursos para estudar e nem sabe como fazer isso. O Senhor diz “Eu te darei a mestra. Com ela vai aprender tudo”. Então apareceu uma linda Senhora, que segura na mão do menino e diz: “Olhai!”. Os meninos tinham se transformado em animais ferozes. Ela continua alando: “Eis o teu campo de trabalho. Torna-te humilde, forte e robusto”. Olhando de novo, João vê que no lugar das feras havia cordeirinhos que pulavam em torno do Senhor e da Senhora. João nada entendia do que estava acontecendo. Então a Senhora disse: “a seu tempo tudo compreenderás!”.
Os anos que se seguiram, foram orientados a partir deste sonho, João, a duras provas, persegue seu objetivo. Começa, então, a reunir meninos e pessoas de sua vila nos domingos e estuda muito o que seu irmão Antônio, não admite. Margarida o manda estudar e morar fora, ele nunca desanima e procura entender tudo o que pode. Trabalha em vários lugares para se manter. Aprende vários ofícios. No dia 5 de junho de 1845, torna-se padre, poderá, então, dedicar-se aos jovens do sonho. Em Turim há muitos jovens, que vem a cidade em busca de empregos, órfãos de guerra, e muitos cumpriam penas.
No dia 8 de dezembro de 1841 se encontra com um jovem órfão de pai e mãe, Bartolomeu Garelli. Dom Bosco inicia o trabalho com este jovem ensinando religião. Pede que traga outros colegas para o próximo encontro. Assim, a cada Domingo, muitos jovens procuram aquele padre que lhes dá atenção. O grupo cresce e falta lugar para reunir a todos. Andam de um lugar para outro. Muitas pessoas não gostam de ver um padre no meio de tantos jovens. Apesar de novas dificuldades, Dom Bosco nunca desanima. Em 1846 consegue um lugar. Aos poucos, vai ampliando a sua obra. E os jovens agora tem um lugar para ficar, brincar, estudar, rezar, formar-se para a vida.
Dando continuidade ao seu trabalho, funda a Sociedade de São Francisco de Sales. Seus seguidores recebem o nome de “SALESIANOS DE DOM BOSCO”. Os primeiros seguidores de Dom Bosco foram os educados por ele mesmo.
Dom Bosco faleceu no dia 31 de Janeiro de 1888. Em 1934 foi declarado Santo

Sem comentários: