sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O PAI SOB A PERSPECTIVA DE DEUS

Muitas têm sido as preocupações do homem cristão em ser melhor pai para os seus filhos. Entretanto, seria mais feliz e bem sucedido em sua missão se, em vez de tentar criar os filhos segundo os valores estabelecidos pelo mundo (melhores escolas, presentes, bens materiais), ou mesmo de acordo com aquilo que pensa ser o certo, ou o melhor para eles, os conduzisse nos caminhos do Senhor, conforme orienta a Palavra (Prov. 22:6).



Hoje pai, gostaria que você pensasse comigo sobre como Deus nos vê enquanto pais. Em vez de ficar cabisbaixo, porque pensa que não tem conseguido ser um “paizão” para os seus filhos, quero persuadi-lo a olhar com os olhos da fé para esta tão nobre missão de ser pai. Você tem a tem cumprido, eu creio nisto, mas talvez lhe tem faltado esta visão.



Aos olhos de Deus, ser pai é ir além da responsabilidade de prover o sustento e a proteção. É conduzir seus filhos à visão de um Deus que é Pai, que opera milagres, que supre as necessidades dos seus filhos (Êx. 10:2; Deut. 6:6,7, 20-27; Mat. 6:25-34). Há pais desempregados e talvez você seja um deles. Você pode até estar desprovido da possibilidade de providenciar o sustento, materialmente falando, todavia você tem nas mãos a promessa de um Deus vivo, que diz “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is. 41:10); um Deus que "aos seus amados ele o dá [o pão, o alimento] enquanto dormem (Salmo 127:2). A melhor oportunidade que você tem para levar o seu filho a uma intimidade com Deus é agora enquanto ele está com você. É também nos momentos de dificuldade que, ao compartilhar com eles os seus medos, problemas, lutas, derrotas, ele aprenderá com você a ser pai, e aprenderá como o Pai cuida dos seus filhos.



Ser pai é disciplinar. A maior prova de amor que você pode dar ao seu filho é a disciplina (Prov. 13:24; 19:18; 22:15; 23:13). Toda disciplina deve estar permeada de amor: Prov. 3:11 e 12. O pai que não disciplina seus filhos está fadado ao sofrimento, aos desgostos.



Ser pai é compadecer-se de seu filho (Sal. 103:13). Foi no momento mais trágico da vida humana que Deus compadeceu-se de seus filhos Adão e Eva: providenciou-lhes vestimenta e fez a promessa da salvação (Gên. 3:15 e 21). Quando um filho erra, pai, ele espera em primeiro lugar a sua compaixão, tal qual você espera de Deus.



Ser pai é orar pelo seu filho constantemente (I Crôn. 29:19). Davi não tinha alcançado o tamanho do seu pedido pela vida de Salomão, mas Deus não só honrou a sua oração, como também fez do seu filho o mais sábio e o mais rico de todos os reis da terra (II Crôn. 9:22).



Ser pai é não aborrecer o seu filho (Ef. 6:4; Col. 3:21). Cabe ao pai proporcionar a alegria ao seu filho. Em vez de provocar-lhe a ira, leve-o a admirá-lo como pai, a sentir prazer em ser seu filho, a vê-lo como amigo.



Ser pai é abençoar o seu filho (Gê. 48:15, 16; Heb. 11:20,21). Meu pai instruiu-me a pedir a sua bênção, mas não ensinou-me o significado, de modo que não fiz o mesmo com minhas filhas. Arrependo-me disso. Abençoar os filhos é algo que transcende a nossa mente. Tem uma repercussão tremenda na esfera celestial e nas suas vidas. Diga sempre que seu filho é uma bênção e ele será uma bênção.



Ser pai é levar o seu filho a Jesus (Mat. 19:13,14). Talvez você esteja esperando o pastor falar de Jesus a seu filho. Este dever e privilégio é seu. Faça do seu filho duas vezes filho: filho no sangue e filho na fé. Fale de Jesus enquanto ele pode ouvi-lo. Se é adulto, apresente-lhe Jesus como amigo, sem censura, sem acusações.



Ser pai é obedecer ao Pai (Heb. 5:8). Muitas vezes rotulamos nossos filhos de rebeldes, ingratos, teimosos, incrédulos... Porventura, não tem sido assim o nosso comportamento com o Pai?



Queridos, é desse modo que Deus vê e espera que cumpramos nossa missão paterna. À mãe foi dado o privilégio de gerar a vida. Todavia, para revelar-se ao homem, Deus o fez na figura do pai.



Pai, que Deus o abençoe neste dia dedicado a você. Aproveite o ensejo para agradecer a Deus, ao mesmo tempo pedir-lhe sabedoria para criar seus filhos sob a perspectiva de Deus.

Sem comentários: