domingo, 24 de agosto de 2008

O eterno descontente

Um homem descontente com a sorte queixava-se de Deus.
Deus,
dizia ele, dá aos outros as riquezas e a mim não dá coisa alguma. Como hei de poder fazer o meu caminho nesta vida sem mais possuir?
Um velho ouviu estas palavras e disse-lhe:
- Acaso és tu tão pobre quanto dizes? Deus não te deu, porventura, saúde e mocidade?
- Não digo que não e até me orgulho bastante da minha força e do verdor dos meus anos.
O velho, então, pegou na mão direita do homem e perguntou-lhe:
- Deixa cortar-te essa mão por mil rublos?
- Nem por doze mil!
- E a esquerda?
- Também não!
- E por dez mil rublos consistirias em ficar cego por toda a vida?
- Nem um olho dava por tal dinheiro!
- Vês, observou o velho, a riqueza que Deus te deu e tu ainda te queixas!

Sem comentários: