sexta-feira, 8 de agosto de 2008

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 08 de Agosto de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Domingos de Gusmão, presbítero, fundador, +1221

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São [Padre] Pio de Pietrelcina : «Tome a sua cruz e siga-Me»


Livro de Naum 2,1.3.3,1-3.6-7.

Eis sobre os montes os pés do mensageiro que traz notícias de paz. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o ímpio não passará mais pela tua terra; está completamente destruído. Porque o Senhor restabelece o esplendor de Jabob, assim como o esplendor de Israel; pois os saqueadores despojaram e destruíram os sarmentos. Ai da cidade sanguinária, cheia de fraude, de violência e de contínuas rapinas! Ruído de chicotes, barulho de rodas, cavalos a galope, movimento de carros! Mortos em massa, cadáveres sem fim! Tropeça-se nos teus cadáveres. Cobrir-te-ei de imundície e de infâmia, hei-de expor-te como espectáculo. Todos os que te virem fugirão de ti, dizendo: “Nínive está devastada! Quem se compadecerá dela? Onde irei buscar quem te reconforte?”

Deut. 32,35-36.39.41.

A mim pertencem a vingança e a retribuição, quando o pé deles resvalar, pois está próximo o dia da sua ruína; depressa virá o seu destino.
O Senhor fará justiça ao seu povo e terá compaixão dos seus servos, ao ver que as suas mãos fraquejam, que já não há escravo nem homem livre.’
Reparai bem: Eu é que sou Deus, e não há outro deus além de mim! Eu é que dou a vida e dou a morte, Eu firo e curo, e não há quem livre da minha mão.
Quando afiar a minha espada refulgente, quando impuser a minha mão para a sentença, tirarei vingança dos meus adversários, e darei a paga aos que me odeiam!


Evangelho segundo S. Mateus 16,24-28.

Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Em verdade vos digo: alguns dos que estão aqui presentes não hão-de experimentar a morte, antes de terem visto chegar o Filho do Homem com o seu Reino.»

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
FSP, 119 ; Ep 3,441 ; CE, 21 ; Ep 3,413


«Tome a sua cruz e siga-Me»


Durante a tua vida, Cristo não te pede que carregues com Ele todo o peso da Sua cruz, que é uma cruz pesada, mas apenas uma pequena parte, aceitando os teus sofrimentos. Nada tens a temer. Pelo contrário, considera-te muito feliz por teres sido considerado digno de participar nos sofrimentos do Homem-Deus. Não se trata de um abandono nem de um castigo de Deus; pelo contrário, Ele está a dar-te uma prova do Seu amor, do Seu grande amor. Deves agradecer-Lho e resignar-te a beber o cálice do Getsemani.

Por vezes, o Senhor faz-te sentir o peso da cruz. Esse peso parece-te insuportável e, contudo, tu carrega-lo porque o Senhor, que é cheio de amor e de misericórdia, te estende a Sua mão e te dá as forças de que precisas. Perante a falta de piedade dos homens, o Senhor tem necessidade de pessoas que sofram com Ele. É por isso que me conduz às vias dolorosas de que me falas na tua carta. Mas que Ele seja bendito para sempre, porque o Seu amor transporta a doçura para o meio da amargura, e transforma os sofrimentos passageiros desta vida em méritos para a eternidade.

Sem comentários: