terça-feira, 26 de agosto de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A
Dia: 25/08/2008
Jesus condena o fingimento
Mt 23, 13-22


- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior!]
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
- Ai de vocês, guias cegos! Pois vocês ensinam assim: "Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou." Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vocês também ensinam isto: "Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou." Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Por isso, quando alguém jura pelo altar, está jurando pelo altar e por todas as ofertas que estão em cima dele. Quando alguém jura pelo Templo, está jurando pelo Templo e por Deus, que mora ali. E, quando alguém jura pelo céu, está jurando pelo trono de Deus e pelo próprio Deus, que está sentado nele.

Comentário do Evangelho
Ai de vós

Jesus, com sua prática e com seus ensinamentos, sempre esteve empenhado em libertar o povo oprimido e excluído pelo legalismo religioso sediado no Templo de Jerusalém. Mateus, no capítulo 23 de seu evangelho, apresenta uma contundente denúncia de Jesus quanto à incoerência dos escribas e fariseus, membros da cúpula religiosa de Israel. Hoje temos três das sete increpações, introduzidas sempre com a expressão "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas...", que explicitam as suas várias incoerências: estes chefes religiosos recusam entrar no Reino dos Céus e impedem os outros de entrarem; quando conquistam adeptos de sua religião os põem a perder; e induzem seus fieis a jurarem pelo ouro do Santuário.
Estas advertências também são dirigidas à própria comunidade de Mateus, com discípulos oriundos do judaísmo, para que não retornem à antiga prática a que haviam renunciado.

Oração

Pai, dá-me a graça de ser um evangelizador sincero. E livra-me da hipocrisia de exigir dos outros o que eu mesmo não faço.


A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: