segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EVANGELHO D0 DIA

Ano A
Dia: 11/08/2008
O imposto do Templo
Mt 17, 22-27


Um dia os discípulos estavam se reunindo na Galiléia, e Jesus disse a eles:
- O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele será ressuscitado.
E os discípulos ficaram muito tristes.
Quando Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo foram perguntar a Pedro:
- O mestre de vocês não paga o imposto do Templo?
- Paga, sim! - respondeu Pedro.
Depois Pedro entrou em casa, mas, antes que falasse alguma coisa, Jesus disse:
- Simão, o que é que você acha? Quem paga impostos e taxas aos reis deste mundo? São os cidadãos do país ou são os estrangeiros?
- São os estrangeiros! - respondeu Pedro.
- Certo! - disse Jesus. - Isso quer dizer que os cidadãos não precisam pagar. Mas nós não queremos ofender essa gente. Por isso vá até o lago, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que você fisgar. Na boca dele você encontrará uma moeda. Então vá e pague com ela o meu imposto e o seu.

Comentário do Evangelho
Jesus paga o imposto

A nossa cultura tradicional induz as pessoas a aspirarem à riqueza e ao poder, tornando-se admiradoras e subservientes dos ricos e poderosos. Os discípulos de Jesus, com sua expectativa messiânica, também se inclinavam a ver nele alguém que conquistaria o poder, do qual eles teriam parte. Repetidamente Jesus procura demovê-los de tal compreensão. Agora, decidido a ir para Jerusalém, Jesus fala claramente sobre a expectativa de um fim nada glorioso aos olhos dos discípulos.
Nesta narrativa do pagamento do imposto, fica claro que os chefes religiosos do Templo se assemelham aos governantes da terra, que oneram o povo com impostos para sustentar suas elites. Com os filhos de Deus não deve ser assim. Somos chamados a viver o serviço, na liberdade, contando com a providência divina.

Oração

Pai, que eu saiba desfrutar minha condição de filho, que me faz livre diante das imposições injustas dos poderes deste mundo, pois só a ti devo submeter-me.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: