domingo, 10 de agosto de 2008

EVANGELHO D0 DIA

Ano A
Dia: 10/08/2008
Jesus anda em cima da água
Mt 14, 22-33

Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:
- É um fantasma!
E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse:
- Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Então Pedro disse:
- Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
- Venha! - respondeu Jesus.
Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
- Socorro, Senhor!
Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
- Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo:
- De fato, o senhor é o Filho de Deus!

Comentário do Evangelho
Pedro vacila

Jesus manda os discípulos para o outro lado do mar, enquanto ele próprio despediria as multidões. O evangelho de João, na passagem paralela a esta, menciona que estas multidões queriam entronizar Jesus como rei. Nem os discípulos nem as multidões percebem a dimensão libertadora e a humildade da encarnação de Jesus. O messias esperado por muitos seria um líder poderoso que restauraria entre os judeus um reino glorioso, no modelo que a tradição criara para o antigo reinado de Davi, o que não condiz com a prática de Jesus.
Marcos, em seu evangelho, ao apresentar a narrativa paralela a esta, realça a dificuldade dos discípulos em remarem contra o vento, bem como destaca a incompreensão destes discípulos diante da partilha dos pães (cf. 9 jan.). Marcos procura despertar o leitor quanto à própria identidade de Jesus.
Em Mateus o destaque é o barco agitado pelas ondas e pelo vento. O "barco" simboliza a Igreja, já em processo de institucionalização na década de 80, quando Mateus escreve seu evangelho. Quando Jesus se aproxima, caminhando sobre as águas, Mateus narra também a caminhada de Pedro, que a tradição passou a cultuar como figura proeminente na Igreja. A vacilação de Pedro ao andar sobre as águas, entre a fé e a dúvida, induz as comunidades a compreenderem a importância de uma fé firme e decidida.
Ao contrário do evangelho de Marcos, a narrativa, em Mateus, termina com a proclamação messiânica dos discípulos: "Verdadeiramente, tu és Filho de Deus". A afirmação do messianismo de Jesus é uma forte característica de Mateus.
As comunidades de discípulos, ao longo da história, passam por tribulações sofrendo repressões. Pode-se chegar ao desânimo, com o sentimento de abandono por parte de Deus. Se assim acontecer, submerge-se no oceano do mundo dominado pelos poderes fundados sobre as riquezas acumuladas, que desprezam a vida dos pobres e pequeninos. Contudo Jesus está presente. Não há o que temer, pois Jesus é a fonte da vida e a luz para o nosso caminho, e é a força propulsora da nova criação, do mundo novo possível.

Oração

Pai, que eu saiba transformar minhas quedas e fracassos em ocasião para crescer na fé em Jesus, e para reforçar a disposição de deixar-me guiar pela palavra dele.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: