sábado, 9 de agosto de 2008

EVANGELHO D0 DIA

Ano A
Dia: 09/08/2008
A cura de um menino
Mt 17, 14-20

Quando eles chegaram perto da multidão, um homem foi até perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:
- Senhor, tenha pena do meu filho! Ele é epilético e tem ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe para os seus discípulos a fim de que eles o curassem, mas eles não conseguiram.
Jesus respondeu:
- Gente má e sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de agüentá-los? Tragam o menino aqui!
Então deu uma ordem, o demônio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado.
Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram:
- Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele demônio?
Jesus respondeu:
- Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: "Saia daqui e vá para lá", e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!

Comentário do Evangelho
A importância da fé

Esta narrativa de exorcismo e cura é encontrada no evangelho de Marcos, onde se nota a sua composição a partir de similitudes com outras narrativas de milagres (cf. 19 maio). O seu tema é a importância da fé. Mateus a resume, reforçando-a com a exortação de Jesus à fé que remove montanhas.
A reprimenda "geração... perversa", freqüente em Mateus, é uma alusão àqueles que, sob a doutrina das sinagogas, só são sensíveis a atos de poder, não reconhecendo a força do amor e da fé. Aos discípulos, ainda sob a influência desta doutrina, é necessária a compreensão de que pela fé criaturas frágeis e humildes podem realizar o projeto libertador de Deus. E a fé se concretiza no amor, como exorta o apóstolo Paulo: "Ainda que eu tivesse fé a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu nada seria..." (1Co 13,2).

Oração

Pai, vem em meu auxílio e reforça minha fé a fim de que eu possa pôr em prática a missão recebida, realizando as tarefas que Jesus me confiou para o serviço do Reino.



A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)



Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

Sem comentários: