quarta-feira, 13 de agosto de 2008

AMIZADE É O MAIS IMPORTANTE

Amizade é o sentimento mais importante que a alma pode abrigar. Mas, como se poderá definir o que é amizade? Penso que é um sentimento que surge no nosso íntimo, sem que possa explicar como e nem porque, que nos faz sentir uma espécie de carinho por alguém, um certo bem estar apenas pelo fato de se ver, ou se trocar algumas palavras com determinadas criaturas.

Muitas vezes encontramos algumas pessoas que nos dão aquela impressão de um longo conhecimento. E nos tornamos amigos. Fica gostoso conversar. Existe afinidade.

Claro que com o tempo, aumentando a convivência, o sentimento vai se afirmando.

Contrariamente ao amor, quando muitas vezes alguém ama alguém e não tem esse mesmo amor de retorno, na amizade isso não ocorre. Ela só vinga, se fortalece, quando existe a reciprocidade. E geralmente é o que ocorre. Não existe amizade unilateral.

Quando duas pessoas se amam, pode ocorrer aquele desgaste natural do tempo, e assim o amor pode arrefecer. Se houver amizade entre ambos, o relacionamento pode durar muito tempo, pois a convivência sempre será gostosa. A amizade faz com que ambos se sintam bem quando juntos, mantendo sempre acesa a chama do amor. Diminuído o fogo da paixão, prevalece a “chaminha” do amor, e é importante não deixar essa luzinha se apagar.

Nunca podemos esquecer de que amizade é mais pura e total troca de energias que existe.

Acredito que uma das coisas mais importantes da vida é ter tempo para cultivar uma amizade.

Sim, é preciso tempo. Podemos perceber num relance se simpatizamos ou não com alguém. Mas para descobrir-se que existe uma real amizade, é imprescindível que exista uma certa convivência para que ela se desenvolva.

Como exemplo posso citar as amizades virtuais. Pessoas que não se conhecem fisicamente, mas que se gostam a ponto de fazer confidências, contar segredos até mesmo íntimos.

Essa confiança tem que ser conquistada com alguma convivência, com algum tempo. Para que ela exista, para que a amizade se desenvolva, é necessário que haja muita seriedade. Se algo lhe é confiado em sigilo, assim deverá ser mantido, não podendo acontecer a quebra da confiança, para que a outra pessoa não sinta lesada em algo que prezava muito, ou seja a consideração, a amizade. Por isso que é preciso “tempo para cultivar uma amizade”. Não é de um dia para outro que surge essa confiança.

O mais interessante, é que a amizade permite a poligamia. Claro, ninguém se importa com o fato de alguém ter muitos amigos. Pelo contrário, é sinal de bom caráter. Se alguém tem muitos amigos, deve ser boa pessoa. É um julgamento lógico.

Não sei porque, mas o mesmo ponto de vista não é aplicável ao amor, já que as pessoas são um pouco sensíveis sobre esse detalhe, são meio exclusivistas, e não gostam que seu amor se divida por outros amores... Bem diferente da amizade, e isso não deixa de ser interessante, não acham? De fato, é um pormenor digno de estudos...

Existem certas ocasiões em que uma amizade é posta à prova. É quando, por circunstâncias da vida, uma das partes precisa da ajuda da outra. Quando se é verdadeiramente amigo, não se medem sacrifícios para atender a um amigo numa necessidade. Faz-se o possível e o impossível, sem pensar numa retribuição.

Penso que tais favores são prestados com a maior satisfação. Considero muito bom quando posso ajudar alguém numa necessidade. Muitas vezes uma palavra amiga dita na ocasião certa e da maneira exata, representa uma ajuda inestimável.

Considero a Amizade, como o real Amor, e como a melhor maneira de se ter UM LINDO DIA.

Sem comentários: